Não recebeu sua compra, recebeu faltando algum item ou danificado de alguma forma? Todos esses casos tem soluções simples.
Aquela ideia que comprar em sites internacionais é algo muito arriscado pode até ser verdade para muitos sites por aí, mas no caso do AliExpress isso é uma coisa que pelo menos passa longe da realidade.
Embora você até pense que é exagero meu dizer isso, já que no Reclame Aqui é repleto de gente reclamando de inúmeras coisas, na grande maioria dos casos tudo poderia ter sido facilmente resolvido com uma pequena e simples coisa: entrar regularmente na conta do AliExpress e dá uma olhada no prazo de proteção do pedido!
Não estou afirmando que todos que tem um problema são na grande maioria das vezes culpados, mas durante esses 2 anos de blog, recebendo e-mails e lendo comentários, tirando os casos mais complexos, a grande maioria tomou um prejuízo pelo simples fato de não ter dado a devida atenção ao pedido quando ainda era tempo!
Tem gente que está esperando o pedido já faz 6 meses, e depois desse tempo todo, quer receber o dinheiro de volta. Simplesmente impossível!
É por isso que o blog faz sucesso, por mais simples que possa parecer, tem sempre alguém que tem dúvida. Então vamos a dica de como abrir disputa e ganhar!
Motivos pelos quais você deve abrir disputa
Eu vou listar algumas situações que você deve abrir disputa para não acabar tomando um prejuízo.
1.Demora excessiva para enviar o pedido
2.Produto com o endereço errado
Se você comprou e tem certeza absoluta que preencheu o endereço de envio corretamente e por algum motivo sua compra foi entregue em endereço errado, você tem o direito de abrir disputa, afinal o vendedor é responsável até o último instante da compra.
3.Item diferente do comprado/ quantidade diferente/ diferente da discrição do anúncio
No número 3 pode tem alguns "poréns", Mas primeiro vou explicar essas situações, se você compra alguma coisa com uma determinada característica, geralmente cor, e é enviado algo diferente, você pode sim solicitar o reembolso. O mesmo vale para produto diferente da discrição do anúncio, o que geralmente acontece com roupas, quando você pega o produto e tem a decepção de saber que mesmo a discrição do produto e as imagens serem ilustrativas, na realidade não se parece nada com aquilo que você comprou.
Mas nesses dois casos o vendedor pode solicitar que você devolva o produto, e isso pode ter um custo de envio internacional,
Já no caso de quantidade diferente, você tem a opção de pedir o reembolso parcial, para que o vendedor devolva o valor de acordo com os itens que faltaram.
4.Demora excessiva na entrega do pedido
Atualmente muitas encomendas que custaram centavos estão sendo enviadas sem código de rastreio, isso porque é mais barato para os vendedores, então tem muitas compras sendo enviadas que a gente não tem nem ideia onde ela possa estar, só vamos saber quando finalmente for entregue. É nessas situações que a nossa atenção com o prazo de proteção tem que redobrar, se mesmo com o prazo longo que eles dão para entrega do pedido, e depois de prorrogar mais algumas dezenas de dias não chegar, e você realmente desistir da compra, você pode abrir disputa. Porque o mesmo pode ter sido extraviado, roubado ou sabe-se lá o que mais!
Outros motivos
Abrir Disputa mesmo tendo recebido o produto
Existe outras opções também que são motivos para abrir disputa no Aliexpress, veja na imagem:
clique para ampliar a imagem |
Nos casos em que você recebeu o pedido é sempre bom adicionar imagens ou video como anexo para dar maior credibilidade ao seu motivo.
Abrir Disputa sem ter recebido o produto
Na imagem tem até mesmo a opção de abrir disputa pela razão dos impostos serem altos, o que tem acontecido muito aqui no Brasil. Tem também a opção de abrir disputa por causa do endereço errado.
Após enviar o seu pedido de disputa, em alguns dias você terá a decisão do vendedor sobre o problema.
Caso haja algum problema que o vendedor não resolva o problema, o que as vezes pode acontecer, terá a opção de "Escalar Disputa", onde a equipe do AliExpress irá avaliar e decidir a situação. E ter um bom histórico de comprador irá ajudar muito nesse momento!
Se mesmo assim tiver dúvidas, deixe o seu comentário!
comprei um celular e fui taxado a taxa e o dobro do valor do mesmo mandei o correio voltar pra china nao paguei nada por isso , ele disse que vai enviar de novo colocando como mp4 no valor de 20 dolares , ou me reembolsar , este vendedor e bom , nome fry ram. origado .
ResponderExcluirGente eu abri disputa ja a uma semana, agora que fui olhar e o vendedor disse assim: "querida A ordem esta em trânsito, no prazo de 15 dias se não for recebido, nós lhe daremos um reembolso , se você receber um produto, por favor cancele disputas , obrigado"
ResponderExcluirDai mais em cima ta assim escrito que se eu não entrar em um acordo com o vendedor a disputa sera escalada automaticamente para o alibaba.
E as opcoes em baixo é
Aceitar
Modificar
Cancelar disputa
Escalar disputa.
Devo aceitar?
Obrigada!