O que fazer quando o código de rastreio não funciona?

Comprou um produto e o código de rastreio não funciona e você está desesperado com medo de perder o seu dinheiro e não receber o produto? Veja o que fazer!

dúvidas sobre disputa
Escrevo esse artigo por uma necessidade, para que muitos não sejam prejudicados por uma minoria. Vou começar com uma breve história para vocês entenderem a importância sobre isso.



Eu tenho contato com a vendedora Anne Tang, ela é dona de uma confecção de vestidos de noiva e com uma loja no AliExpress, você pode ler sobre a loja dela e ver a foto de alguns vestidos clicando aqui. Dias atrás ela pediu para eu entrar em contato com uma cliente brasileira que comprou dois vestidos com ela e semanas depois da compra abriu disputa e "sumiu". Foi exatamente isso, ela comprou, semanas depois abriu disputa e desapareceu do site, não respondeu a mensagem de contato da vendedora nem nada.

Anne tentou entrar em contato com ela, apesar dela saber falar inglês, o sutaque dificulta o entendimento, ainda mais pra quem não é fluente no idioma, foi aí que eu entrei nessa história.

Eu entrei em contato com a pessoa representando a loja da Anne e expliquei pra ela o quanto uma disputa prejudica a loja, principalmente quem trabalha com seriedade no AliExpress. A pessoa disse que abriu disputa como uma garantia de receber o produto e não sair no prejuízo. Então eu expliquei que as encomendas importadas estão demorando muito em Curitiba, que também é o caso dela, e por isso é importante nunca deixar o prazo de proteção acabar antes de receber a mercadoria. E expliquei como fazer isso e pedi para cancelar a disputa. Por fim pedi para entrar no site do AliExpress, e responder as mensagens deixadas pela Anne e resolver esse problema de falta de comunicação da parte dela.

Algo simples, mas uma conversa levada em um certo tom de hostilidade, como se "estivéssemos tentando passar a perna nela".
Eu já conversei com outros clientes da Anne, mas essa cliente em especial rendeu esse artigo!

Porque a Anne pediu para cancelar a disputa?

O AliExpress decide sempre à favor do cliente, não importa se a mercadoria estiver aí contigo, se você achar que não está igual ao descrito no anúncio, arranhado ou quebrado, você tem direito a abrir disputa e ter o dinheiro reembolsado, mas para isso tem que estar dentro do prazo de proteção.

A disputa  subtraí pontos do vendedor, e fica registrado no histórico desse vendedor por um período de 6 meses. O que é péssimo para ela que vende produtos que ultrapassam até 100 dólares e as pessoas precisam de confiança para comprar, por ser muito dinheiro.

Depois que a disputa é aberta, o vendedor tem um prazo, curto, para dizer se aceita ou se nega. Se aceitar a disputa, o consumidor tem o seu dinheiro devolvido e se nega, tem uma avaliação negativa.

Nesse caso específico abordado por mim, os códigos de rastreio funcionam e tanto a consumidora quanto a Anne, sabem que o produto está no Brasil e parado em Curitiba. 

Mas e quando o código de rastreio não funciona, o que fazer?

Simples, entre em contato com o vendedor e informe a ele que o código não funciona, alguns aplicativos e sites não conseguem rastrear algumas encomendas, então use o que temos no blog. Mas os vendedores geralmente passam um site de rastreio internacional.

Ainda não consegue rastrear? 
-As vezes pode demorar alguns dias ou semanas para ter alguma atualização na movimentação do pacote. Seja paciente.

Passou um mês e nada de movimentação? 
- Entre em contato com o vendedor, se ele for atencioso contigo é provável que seja um problema da própria companhia que não está atualizando as movimentações. Isso acontece!
Caso o vendedor não responda nenhuma mensagem enviada, isso é um fator negativo que aumenta a desconfiança, nesse fique atento com o prazo de proteção.

Falta poucos dias para acabar a proteção?

- Se o vendedor está sempre em contato contigo, peça para aumentar o prazo em mais 60 dias, diga que as entregas no Brasil demoram muito e por isso você precisa de um prazo maior.

Se o vendedor não respondeu nada e nem se quer deu sinal de vida, faça isso:
detalhe do produto/ AliExpress

No número 3 tem um link na frase "Pedir para estender a proteção de compra", clique nele,  vai aparecer uma janela e você irá colocar quantos dias mais precisa de proteção. O vendedor tem até dois dias úteis para decidir se aceita ou não, então não deixe para fazer isso quando faltar 3 dias para acabar o prazo de proteção!

Se depois de fazer isso, você foi ignorado o tempo todo, abra disputa e informe na mensagem da disputa que entrou em contato e não teve resposta do vendedor em nenhum momento, mesmo que ele ignore a disputa, o AliExpress irá decidir ao seu favor! Simples!
O que não pode acontecer é abrir disputa com o produto parado em Curitiba, se o prazo está acabando, estenda o prazo. Porque uma coisa que está virando um péssimo habito de brasileiros é abrir disputa quando o produto está em Curitiba. 

O vendedor tem culpa se isso daqui é uma merda? Não tem!
Então, se o código de rastreio não funcionar siga esses passos que descrevi acima, porque tem muito vendedor deixando de vender para brasileiros por tomar "calote de brasileiro" que abre disputa sem mais nem menos, tendo dias pra caramba de proteção de compra e com menos de 30 dias depois da compra.

O Brasil é o países com maior tempo de entrega que o AliExpress atende, com prazo que varia de 3 á 4 meses, e raríssimos casos que é de 1 á 2 meses. Então além do chinês ter a grana disponível só depois de meses na conta dele, vem um individuo abrir disputa porque o produto está demorando muito, no próprio país, para ser entregue? Faça-me o favor né, vai comprar no shopping!


40 comentários:

  1. Tem razão! Ainda mais que o bicho brasileiro está com péssima reputação no exterior...
    No meu caso já pedi para estender o prazo e em meu painel conta com 11 dias e em outro produto com com 16 dias para vencer o prazo. Fiz várias perguntas sobre o código e nada ! Se não receber uma mensagem aí sim vou entrar na disputa. Detale...a compra foi feita no boleto.

    ResponderExcluir
  2. Amigo, no meu caso, o código de rastreio só funciona até entrar no brasil, pois o formato é diferente (JYL00222589MY) do que estamos acostumados! Ja viu algum caso parecido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Ricardo, pode acontecer!
      Como também pode de não aparecer o rastreio e você receber a encomenda na sua casa.

      Excluir
  3. O que fazer quando a loja não existe mais no site?? até o momento estou tranquila porque me deram uma garantia bem longa e ainda estou no prazo de entrega

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No caso da Loja não existir mais, não tem problema!
      Desde que o prazo de proteção esteja dentro do prazo para dar garantia. Se estiver próximo de acabar e você não tiver recebido abra disputa para ter sua grana de volta!

      Excluir
  4. Oi Ulisses, tudo bem? Eu tambem acho uma sacanagem isso, porém eu comprei um produto e optei pela entrega por china post registered air mail e o vendedor me enviou por outro metodo que nao é rastreável pelos correios, então abri disputa, acha justo?

    ResponderExcluir
  5. Fiz uma compra e o código de rastreio veio "incompleto" (só números). E vários apps de rastreio pedem que sejam de 13 caracteres, e o informado só tem 11... O que eu faço? Desde já agradeço ♡

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fique atenta ao prazo de proteção e aguarde pacientemente.

      Excluir
  6. oi tudo bem?fiz uma compra no ali express e me deram esse codigo de rastreamento mas nao consigo fazer nada com ele ,da codigo invalido sempre .o que tu acha que eu devo fazer .me da uma dica porfavor!!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Como rastrear isso. 25003000818G

    ResponderExcluir
  8. abri disputa em uma compra pq acabou o tempo de entrega e o código estava em formato impossível de rastreio. dias depois a disputa foi fechada. o que faço? para aonde vai o dinheiro de volta? paguei com cartão e semanas se passaram não vi o estorno. obg!

    ResponderExcluir
  9. 3 dos 4 produtos que comprei no AlliExpress estão sem o código de rastreio. Como procedo?

    ResponderExcluir
  10. Bom dia Fabrício, obrigado por suas dicas, vc poderia me ajudar? comprei no início de novembro no site Aliexpress e estava td ok, me deram este código de rastreamento:DH000356049AE (que não funciona no site dos correios) mais na própria página do Aliexpres indicaram este link para o rastreamento ( http://global.cainiao.com/ ), e quando faço a pesquisa o site indica que o produto já está no brasil e inclusive foi feita uma tentativa de entrega sem sucesso, e está parada desde o dia 11/12 sem movimentação, já fui nos correios e não consegui achar, e já informei o vendedor também mais não tive resposta, o que devo fazer? esperar??

    ResponderExcluir
  11. Eu comprei 3 produtos no aliexpress e solicitei o rastreio registrado e eles me enviaram um rastreio assim 11733195706 eu paguei pelo envio registrado e ele me deu esse codigo q tenho certeza q não é rastreável no país, já entrei em contato com o vendedor e não tenho resposta, oque eu faço?

    ResponderExcluir
  12. Que coleção de gente burra, ta tudo explicado e ainda tem essas perguntas bestas...

    ResponderExcluir
  13. oi td bem ? meu codigo nao funciona esta invalido eo vendedor nao responde zap e nem email ja tem tempo que comprei mais de um mes rj648307750cn o qie fazer neste caso ? Obg

    ResponderExcluir
  14. Amei! Super concordo contigo. Brasileiro tem sempre um péssimo jeitinho q é só dele. Já comprei várias vezes no Ali e por 2 vezes abri disputa mas somente no finzinho do prazo q o vendedor já havia estendido e não queria ou não podia (não sei) mais estender. Nunca tive problema. Só algumas decepções com as peças mas tbm né? Normal! Não abri disputa por isso não, coloquei esse detalhe na avaliação do produto. Agora, é que comprei várias outras coisas de vendedores diferentes e tô achando estranho porq nenhum código de rastreio tá funcionando. Mas vou fazer isso q vc falou, entrar em contato com o vendedor, aliás com todos os vendedores

    ResponderExcluir
  15. Eu comprei um produto e o código de rastreio veio tipo assim"YT1234567891111" e no site de Correios BR e internacional tem que ter apenas "9 números e o BR no final sla" o total de números do meu código de rastreio está certo ? Estou um pouco preocupada porque já tem um tempinho..

    ResponderExcluir
  16. Faltou falar quando o item tem código de postagem/rastreio, mas ao questionar o vendedor, ele informa que não é possível consultar! Achei que todas as compras eram rastreáveis pelo Aliexpress. Infelizmente isso deixa os clientes com muito medo!

    ResponderExcluir
  17. Olá, meu código de rastreio é esse: 70184892568
    E só funcionou até chegar no Brasil, em seguida não consigo mais ver a localização do meu produto.
    Já se passaram 90 dias, e nada de chegar.
    Peço sempre para ela verificar e ajudar numa solução, mas ela diz que não consegue, e que o nosso correio Brasileiro que deve me dar o novo código, mas nunca ouvi falar disso. E agoraaa? o que faço?
    Já pedi aumento de proteção e ela deu, mas a mesma já se passou, e então abri disputa pois o maximo de entrega dela é de 60 dias, e ja se foram 90. Ela pediu que eu fechasse, mas fecho ou não? qual minha garantia depois, se acabar novamente o prazo de proteção?

    ResponderExcluir
  18. Fiz uma compra em 20 de dezembro, o código de rastreio SYLMY09287863, não funciona, já fiz outras compras mas nunca me atentei para esse prazo de proteção, porque das outras vezes o produto sempre chegou no tempo correto, já entrei em contato várias vezes com o vendedor dizendo que o código não funciona e ele só responde "produto em trânsito", oque faço ?

    ResponderExcluir
  19. Eu comprei e ele me mandou o codigo de rastreamento, mas e se nao chegar na minha casa, pois nao consigo ver no site dos correios o envio, e se eu tiver que retirar em uma agencia para pagar tributos?

    ResponderExcluir
  20. Alguém já mudou email do aliexpress

    ResponderExcluir
  21. Olá, fiz uma compra já faz 55 dias, e nada do código atualizar, o que faço num caso desse, por favor me dê sua opinião. O código é esse: RF377757024SG. Agradeço desde já

    ResponderExcluir
  22. ACONTECEU ISSO COMIGO. 2 PRODUTOS DE FORNECEDORES DIFERENTES CHEGARAM CERTINHO, OUTRO PRODUTO DE UM OUTRO VENDEDOR NÃO CHEGOU, MESMO COM TODO PROCEDIMENTO FEITO. SEM PRODUTO E SEM REEMBOLSO.

    ResponderExcluir
  23. Olá! Nossa, suas informações e dicas foram muito úteis! Uma de minhas encomendas está com problemas no rastreio, e estava começando a ficar preocupada. Ela aparece como se já estivesse no Brasil, mas mais nada. Entrei em contato com o vendedor e vou aguardar resposta. Vou proceder assim como voce sugeriu, muito obrigada mesmo! Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  24. meu produto estar perdido e nem o vendedor consegue rastrear. o que devo fazer? é capaz desse produto ainda chegar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, ele pode chegar sim, entretanto se caso você cansar de esperar, pode abrir disputa.

      Pode acontecer várias coisas, ter se extraviado, roubado ou simplesmente estar lá parado nos Correios.

      Excluir
  25. Cara, fiz uma compra de US $ 115.67 em 04/05/16, escolhi o frete EMS, o vendedor demorou os cincos dias de prazo para supostamente enviar o produto, passou um código de rastreio que simplesmente não existe, hoje 12/05/16 ainda não consigo rastrear a encomenda, mandei msgm pro vendedor, ele falou que o numero estava correto e eu conseguiria rastrear dentro de dois dias, só que já ta com muito mais que isso! É normal o rastreio, em particular EMS, da essa treta ou esse vendedor ta querendo me enrolar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcos, abre o olho que esse vendedor está querendo te enrolar. Não dá mole com o prazo de proteção, por via das dúvidas!

      Excluir
    2. Pois é, mandei outra mensagem ontem pra ele, falou que ia verificar junto a empresa que enviou, fico curioso é porque fazer isso, a loja é bem conceituada com 98,7 de avaliações positivas. Me tira uma duvida, o único jeito de cancelar a compra e ter meu dinheiro de volta é abrindo disputa? Porque dependendo da resposta dele, já vou fazer isso!

      Excluir
    3. Sim, depois que o produto já foi enviado, só abrindo disputa mesmo!

      Excluir
  26. Boa tarde !bom pelo mercado livre o vendedor ainda não fez o despacho da mercadoria,ele disse que eles não atualizarão o envio ,mas já vaz dois dias e só aparece na minha conta que o vendedor esta em atraso ,mas ele me passou o código de rastreamento.bom vou rastrear como? pelo correio ?e outro detalhe o anuncio foi pausado.

    ResponderExcluir
  27. no meu caso o vendedor passou um numero que dava objeto na encontrado,ai falei com ele e ele, disse para ter paciencia passou um numero diferente que antes de rastreio que tambem nao funciona e isso ja fazem mais de 30 dias e nada de aparecer, alem disso a venda era por post mail, mas ele enviou por Seller's Shipping Method, e no outro caso o vendedor passou um numero que quando rastreado da como objeto ja enviado e recebido em Outubro, ou sejoa de uma encomenda que ja foi entregue.. como proceder nestes dois casos ? grata

    ResponderExcluir
  28. Fabricio, poderia me ajudar com alguma dica por favor? Comprei um celular na Gearbest no dia 25/04 e me passaram o código de rastreio RL216452635CN. Porém hoje, 24 dias/18 dias úteis depois e o código continua inrastreável no Brasil. Porém nesse site http://www.yuntrack.com/, aparece apenas esse status:
    2016-04-25 23:09:41Arrived at Sort Facility in SHENZHEN----SHENZHEN - CHINA
    2016-04-25 23:09:41Departed Facility in SHENZHEN----SHENZHEN - CHINA

    ResponderExcluir
  29. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  30. Eu uso sempre esse link para rastrear as encomendas. www.linkcorreios.com.br

    ResponderExcluir
  31. Eu uso sempre esse site para os rastreamentos : www.linkcorreios.com.br

    ResponderExcluir

Ao deixar o seu comentário e quiser receber notificação de resposta, marque a caixa "notifica-me". Lembre-se: sua dúvida pode ser a dúvida de outros visitantes.